Gerenciamento de Controles Internos: sua importância para o Compliance
Apesar de, por vezes, ser deixado de lado por algumas empresas, conhecer os procedimentos internos da organização: seus processos, clientes, fornecedores e colaboradores é mais que uma obrigação, é um compromisso com a segurança organizacional, a fim de evitar fraudes e/ou adulterações em seus processos.
No entanto, de acordo com o Professor e Consultor MSc. Marcos Assi, Sócio Diretor da Massi Consultoria e Treinamento, ‘os controles internos são fundamentais não apenas em caráter preventivo, mas também pela eficácia que oferece na gestão do negócio em diversas esferas, como planejamento estratégico, execução das atividades e tomada de decisões’.
Por isso, os controles internos são uma fonte importantíssima de informações, dando suporte às decisões dos gestores e auxiliando as empresas no alcance das metas e objetivos.
Assi reforça também que para a realização de um Gerenciamento de Controles internos efetivo é necessário uma matriz de Compliance funcional.
Por isso, o professor listou algumas questões para avaliação do processo de sua empresa:
- Já foram inventariadas as obrigações de compliance? Caso tenham sido inventariadas, foram feitas de forma centralizada? Como são mapeadas as obrigações para as políticas e os procedimentos existentes?
- Os requisitos aplicáveis de compliance são incorporados em políticas e procedimentos específicos ou são incorporados às políticas e aos procedimentos operacionais?
- Quão consistentes são os seus procedimentos de compliance em toda a empresa?
- Como é feita a gestão das inúmeras políticas, manuais, procedimentos e instruções de trabalho publicadas? Quando vencem, quando devem ser revisadas e como sabem se estão atualizadas?
- Os gestores têm noção dos normativos internos sob sua responsabilidade?
‘Um processo de gestão de controles internos e compliance eficiente precisa dar suporte á todas essas questões levantadas, tendo prazo de revisão, controle de planos de ação, alerta de prazo de publicação, acesso personalizado de gestores por processo e controle de publicação, revisão, relatórios, entre outras funcionalidades’, reforça o Profº MSc. Marcos Assi.
Por isso, como consultor especialista em Governança Corporativa, Riscos e Compliance, sua empresa desenvolveu o GCIC – software de gestão de controles internos que viabiliza diversas atividades, como:
- Gestão de apontamentos do órgão regulador, auditorias e gestão de riscos;
- Monitoramento de planos de ação;
- Controle de treinamentos interno e externos;
- Controle de processos mapeados;
- Monitoramento dos prazos das obrigações legais;
- Monitoramento dos prazos para revisão das políticas e manuais;
- Controle de políticas aprovadas, pendentes e em revisão;
- Controle de atas, regimentos e regulamentos internos.
- As organizações precisam implementar programas aplicáveis, que sinalizem todas as demandas e obrigações relativas a conformidade dos processos empresariais’, finaliza Assi.
Mais informações sobre o sistema GCIC: www.massiconsultoria.srv.br/principal/software.php
Sobre a fonte: Professor e Comendador MSc. Marcos Assi:
Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP;
Certificação Internacional pelo ISACA – CRISC – Certified in Risk and Information Systems Control e Certificação pela Exin – ISFS – Information Security Foundation;
Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional na área de ‘Ciências Contábeis e Atuariais’, com ênfase em ‘Perícia e Auditoria’ – Grau honorífico Acadêmico de Comendador pela Câmara Brasileira de Cultura;
Sócio Diretor da Massi Consultoria e Treinamento.
Autor dos livros: ‘Governança, Riscos e Compliance – Mudando a conduta dos negócios’ – Saint Paul Editora – 2017; ‘Controles internos e contábeis na gestão de tesouraria – O controle interno representa em uma organização o conjunto de procedimentos, métodos e rotinas’ – NEA – Novas Edições Acadêmicas – 2015; ‘Controles Internos e Cultura Organizacional – Como consolidar a confiança na gestão do negócio’ – Saint Paul Editora – 2° Edição – 2014; ‘Gestão de Compliance e seus desafios – Como implementar controles internos, superar dificuldades e manter a eficiência dos negócios’ – Saint Paul Editora – 2013; ‘Gestão de Riscos com Controles Internos – Ferramentas, certificações e métodos para garantir a eficiência dos Negócios – Saint Paul Editora – 2012’ e Compliance – como implementar – Editora Trevisan – 2018
Fonte: www.segs.com.br/seguros – gerenciamento-de-controles-internos-sua-importancia-para-o-compliance