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FSB pede reforço na gestão de risco dos bancos

Às vésperas do G-20 em Moscou, o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês) convocou os bancos a reforçar sua gestão de riscos e as autoridades nacionais a aumentar a supervisão sobre o sistema financeiro para evitar os recentes escândalos que abalaram o setor.

Com base em pesquisa junto a 36 instituições financeiras internacionais, incluindo o Itaú Unibanco, o FSB diz ter constatado a persistência de “gaps significativos” na gestão de risco. Quase metade das instituições examinadas não preencheria a todos os critérios de um forte sistema de riscos.

A crise econômica global expôs várias fragilidades na administração de riscos em grandes instituições financeiras. Um exemplo é sobre o papel e responsabilidades do conselho de administração, a função de gestor de riscos, e avaliação independente de problemas.

Apesar de melhoras já feitas, o FSB diz que é preciso que as autoridades nacionais avaliem melhor a eficácia dos sistemas de risco, e mais especificamente, sua cultura de riscos, para garantir uma gestão segura durante os ciclo econômicos.

O FSB, que deve gradualmente ser reforçado pelo G-20 para se tornar uma espécie de organização mundial de finanças, nota que recentes casos envolvendo importantes instituições financeiras mostram a importância de um bom sistema contra riscos.

Entre os bancos pesquisados, estão J.P. Morgan, UBS e Barclays, todos envolvidos em escândalos recentes. HSBC e Standard Chartered também estão entre os que pagaram centenas de milhões de dólares de multas nos EUA por falhas para identificar lavagem de dinheiro de países sofrendo sanções internacionais como o Irã.

Para o FSB, a necessidade de melhora na gestão de risco é essencial, sobretudo, em bancos menores e nas economias em desenvolvimento.

No caso do Brasil, o FSB cita a inexistência de várias exigências, como de nível de qualificação nos conselhos de administração. Também não há a definição de diretor independente. (AM)

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marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.