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Saiba como diminuir o risco de fraudes em caso de perda de documentos

Os foliões que tiverem os documentos ou cheques perdidos ou roubados devem, além de fazer um B.O. (Boletim de Ocorrência), cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian para reduzir o risco de sofrer prejuízos com fraudes.

Caso alguém tente utilizar o CPF perdido para alguma transação comercial, ou se o seu nome for consultado, a Serasa avisa às empresas, instituições, lojas e estabelecimentos que utilizam os serviços dela em todo o Brasil de que os documentos são roubados.

É possível fazer um registro provisório com duração de dez dias úteis para documentos e três dias úteis para cheques. Após esse prazo, é preciso enviar por correio o BO que comprove a perda ou roubo.

O registro de folhas de cheques e documentos (como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor) pode ser feito pela Internet, no site da Serasa

Além disso, é possível fazer o registro pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor, no número  (11) 3373 7272, que funciona todos dias da semana, das 8h às 20h.

Leia mais em: http://http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1230093-saiba-como-diminuir-o-risco-de-fraudes-em-caso-de-perda-de-documentos.shtml

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.