Computação em nuvem: empresa melhora desempenho
Com mobilidade, Medicalway viu vendedores indo mais às ruas para visitar clientes
Antes mesmo da Microsoft trazer oficialmente o Bpos (Business Productivity Online Services) para o Brasil, a Medicalway – empresa que comercializa equipamentos médicos – utilizava a solução para teste. E graças à aprovação dos seus gestores e colaboradores, já havia decidido adotar o Bpos de vez.
Voltando um pouco no tempo, a Medicalway utilizava serviços de e-mail POP, em que era possível apenas enviar e receber mensagens. A companhia possui um time de vendas que trabalha, grande parte do tempo, fora do escritório, em visitas aos clientes. Com a necessidade de se conectar com o gerente de produtos e compartilhar os afazeres com os outros colaboradores, havia a necessidade de disponibilizar o acesso às agendas entre eles.
Foi então que Eduardo Langowski, coordenador de tecnologia da Medicalway, começou a fazer um levantamento dos custos em relação às possibilidades tecnológicas que viabilizassem o compartilhamento das agendas. “O Exchange da Microsoft nos atenderia. Mas, além da licença, íamos precisar de um servidor interno; um anti-spam, para garantir que não houvesse consumo de banda de forma inútil com spams; e um link de internet dedicado. Com tudo isso, mais as licenças, o investimento inicial chegaria a R$ 20 mil”, aponta Langowski.
Enquanto isso, a Xtrategus Group, canal Microsoft, ajudava a Medicalway a refazer a implementação do CRM Dynamics. “A empresa implementou o CRM de forma muito rápida e não havia conseguido extrair o melhor da solução. Estávamos no cliente ajudando-os, quando sentimos que eles tinham uma nova demanda: mudar de serviço de e-mail”, revela Anderson Leandro da Costa, da gerente de projetos Xtrategus Group.
O canal levou para a Medicalway o Bpos para um teste. A solução deveria chegar ao Brasil em um mês. “Contamos com todo o apoio da Microsoft nesse projeto. Porque a solução demorou mais que o previsto para decolar em solo nacional, mas eles nos ajudaram”.
Entre as principais vantagens destacadas por Langowski, além da redução de gastos com licença, a Medicalway utiliza-se do servidor da própria Microsoft. “Embora os servidores da Microsoft fiquem nos Estados Unidos, nós confiamos na empresa, e isso garante que nossos dados estejam seguros e sob responsabilidade de uma grande companhia. Agora, temos mais segurança, embora os dados estejam na nuvem”, garante.
O executivo de TI afirma que a migração ocorreu em menos de 24 horas em todas as contas dos 55 usuários que hoje utilizam a solução Bpos. Desde abril, quatro das cinco unidades da empresa localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, podem compartilhar as agendas. “Vamos adotar a solução para o pessoal do Rio Grande do Sul também”, diz Langowski. A ideia é que, os 100 funcionários da empresa, possam utilizar o e-mail na nuvem.
Em sua avaliação, o Bpos os atendeu de maneira surpreendente, inclusive no que diz respeito aos custos – US$ 8 dólares por usuário – mas Langowski faz uma observação: “a performance ainda pode melhorar, esperamos que eles consigam investir mais nisso, o calendário pode demorar 10 segundos para abrir, é aceitável, mas poderia ser melhor”.
Outro produto Bpos utilizado pela Medicalway é o Microsoft Office Live Meeting, em que os colaboradores podem participar de treinamentos e reuniões remotamente.
Radiografia do Projeto
Cliente: Medicalway
Investimento: US$ 8 por licença e um total de R$ 800 mensais
Problema: o serviço de email POP não proporcionava o compartilhamento das agendas entre vendedores e gerentes
Solução: adoção do e-mail na nuvem da Microsoft, Bpos
Benefícios: aumento de produtividade da equipe de vendas, bem como redução de custo
Fonte: IT Web