Expansão do crédito ocorre sem pressão sobre inadimplência, diz ACSP
A expansão do crédito e das vendas vêm ocorrendo sem pressão sobre a inadimplência, de acordo com levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Em setembro, o número de registros recebidos pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) apresentou queda de 1,8%, enquanto o volume de dívidas pagas ou renegociadas cresceu 10,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na avaliação da ACSP, o movimento de recuperação de crédito pode ser atribuído ao dinamismo do mercado de trabalho.
O Índice Nacional de Crédito ao Consumidor, calculado pela associação com base nas consultas feitas pelo comércio ao banco de dados do SCPC, chegou a 112,7 pontos em setembro, o que representa um crescimento de 13,7% em setembro, ante o mesmo mês do ano passado.
A evolução regional das consultas não foi uniforme, mas todas apresentaram crescimento sobre igual mês do ano passado. O destaque ficou por conta da região Sudeste, com avanço de 16,1%, seguido pelo Nordeste, com expansão de 14,4%.
A expectativa do comércio para as vendas do fim de ano são de forte expansão. “Os indicadores demonstram que o crédito e as vendas do varejo continuam se expandindo em ritmo forte no segundo semestre indicando as perspectivas de um final de ano favorável”, diz o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo.
(Ana Luísa Westphalen | Valor Economico)