Notícias

Executivo aceita acordo de delação premiada na Operação Lava Jato

Um dos executivos suspeitos de colaborar para um esquema de propina em obras da Petrobras aceitou fazer um acordo de delação premiada com o Ministério Público para revelar o que sabe para os procuradores que investigam o caso. O executivo é Júlio Camargo, que trabalha na empresa Toyo Setal, investigada por supostamente combinar preços e dividir obras da estatal.

O executivo foi citado como beneficiário do cartel, em que empresas pagavam suborno para conseguir contratos. A intenção é reduzir a pena, caso ela venha a ser condenado no caso.

A acusação foi feita pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, em depoimento não sigiloso à Justiça Federal, no início deste mês.

O nome de Júlio Camargo foi um dos que apareceram numa anotação apreendida na casa de Paulo Roberto Costa na primeira etapa da Operação Lava Jato, em abril.

Numa tabela, o ex-diretor da Petrobras relacionava em três colunas o nome de grandes empresas da área de engenharia, muitas fornecedoras da Petrobras; outra coluna com o nome dos executivos responsáveis pelas empresas. E a terceira, intitulada solução, com anotações que, segundo a PF, indicam possíveis pagamentos a candidatos e financiamento de campanha.

Ao lado do nome de Júlio Camargo, na coluna solução, aparecia a anotação: “começa a ajudar a partir de março”. Na época, a empresa não quis se pronunciar. O G1 procurou o departamento jurídico da empresa e com a defesa de Júlio Camargo, mas obteve contato até a última atualização desta reportagem.

Leia mais em: http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2014/10/executivo-aceita-acordo-de-delacao-premiada-na-operacao-lava-jato.html

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.