Notícias

Ex-operador do Société Générale é preso na França após caminhada

Jérôme Kerviel, ex-operador do banco francês Société Générale, condenado a três anos de prisão por gestão fraudulenta, encerrou neste domingo caminhada de um mês pela Itália –  iniciada após breve encontro com o Papa Francisco, no Vaticano -, ao final da qual foi detido pela polícia francesa tão logo cruzou a fronteira entre os dois países.

“Respeito a decisão de meu país”, disse Kerviel a diversas equipes de TV, momentos antes de ser colocado em um carro, sem identificação, da polícia. Kerviel havia definido a sua peregrinação pela Itália como um “protesto contra a tirania” dos mercados financeiros.

Enquanto Kerviel permanecia na estrada, a Suprema Corte da França manteve a condenação do ex-operador a três anos de prisão por realizar uma série de apostas, no total de 50 bilhões de euros (US$ 68 bilhões), que colocaram o Société Générale à beira do colapso em 2008.

Kerviel reconheceu ter feito algumas operações sem autorização, bem como ter tomado iniciativas para mascará-las – embora o seu objetivo, segundo ele, tenha sido o de gerar lucros para o banco.

(Dow Jones Newswires)

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/3552356/ex-operador-do-societe-generale-e-preso-na-franca-apos-caminhada#ixzz32Abk6CNs

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.