ArtigosNotícias

Desafios de contabilidade e negócios no Brasil

SpedSe você fica atordoado em meio à abundância de detalhes que envolvem as obrigações tributárias, saiba que é possível economizar tempo e dinheiro com o auxílio de um contador competente. Leis, normas, taxas e encargos: tudo fica mais simples com a ajuda desse profissional.

Desafios de contabilidade e negócios no Brasil

Com um ambiente de negócios desafiador – no mau sentido –, o Brasil está entre os piores países do mundo para quem deseja empreender. A conclusão é do Banco Mundial, e pode ser conferida no levantamento anual intitulado Doing Business.

Ao avaliar a “facilidade para empreender” em 189 países, a organização coloca o Brasil na decepcionante 116ª posição, atrás de nações como Vietnã, Gana e Zâmbia. E o desempenho piora quando são analisados os dados referentes aos pagamentos de impostos: na 178ª colocação, o Brasil fica apenas 11 posições acima da última colocada, a Bolívia.

Analisando os números, é possível concluir que os empresários brasileiros pagam mais impostos e são submetidos a uma burocracia maior do que a verificada em países com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) precários, como Paquistão, Togo e Haiti.

Como empresário, é provável que você já tenha sentido na pele essas dificuldades. E isso é natural, porque emissões de guias, enquadramento tributário e controle dos prazos para pagamento não necessariamente a especialidade de quem se dedica ao empreendedorismo, seja por oportunidade ou por necessidade.

Listamos, a seguir, algumas das competências e atribuições que você pode esperar de um contador profissional, principalmente quando ele tem acesso direto ao dados financeiros da sua empresa, por meio da integração ao software de gestão:

  • Preencher e arquivar documentos legais necessários para a operação da empresa
  • Garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis fiscais
  • Elaborar e enviar declarações
  • Manter o registro da empresa atualizado e em conformidade com as exigências dos órgãos
  • Manipular a folha de pagamento para garantir que todos os funcionários terão os salários tributados corretamente.

6 respostas da contabilidade para o seu negócio

Em um levantamento que realizamos em 2015, descobrimos que muitos empresários enxergam a contabilidade como sinônimo de papelada e burocracia. Embora essa visão seja justificável pela função desempenhada pelos contadores no pagamento de impostos e nas etapas de formalização da empresa, a relação entre contabilidade e negócios tem um potencial muito maior, que vai além das questões legais. Confira, a seguir, seis respostas que só a contabilidade tem sobre o seu negócio.

1. Como a legislação afeta a minha empresa?

Com o novo Código Civil, que entrou em vigor em 2003, o contador passou a ter mais responsabilidades dentro de empresa, pois pode ser responsabilizado civilmente em caso de fraudes contábeis. Por conhecer profundamente a intrincada legislação fiscal e tributária brasileira, o contador presta auxílio para evitar erros e permite que a empresa opere com total integridade.

2. Qual o melhor regime tributário para a empresa?

O planejamento tributário é uma das especialidades do contador. Sempre que você tiver dúvidas a respeito do Simples Nacional, do Lucro Presumido e do Lucro Real, o contador terá a resposta para os questionamentos e saberá apontar a solução mais adequada.

3. Como pagar menos impostos?

Ao escolher o melhor regime tributário para a sua empresa, o contador otimiza o pagamento de impostos. Além disso, é o auxílio desse profissional que evita erros primários, como impostos pagos em duplicidade e o não cumprimento de prazos.

4. A empresa está saudável financeiramente?

Se você acha que a assessoria contábil é a única utilidade do contador, está na hora de rever conceitos. Todo contador é um administrador por experiência, e a facilidade com os números e com as questões financeiras permite conversas em alto nível sobre fluxo de caixa, gastos operacionais, custos fixos e variáveis, etc. Considere o contador um parceiro estratégico na busca pela eficiência e pela rentabilidade.

5. Estou cobrando um preço adequado pelo produto?

Ao ajudar no cálculo de todas as despesas e aplicar taxas de juros para alcançar o lucro necessário, o contador pode apontar um preço justo para você comercializar seus serviços e produtos. A precificação também está entre as suas competências.

6. Como conseguir crédito financeiro?

Finalmente, o contador é capaz de analisar todas as linhas de crédito do mercado, apontando vantagens e desvantagens específicas de cada opção. Além disso, você pode contar com ele para preparar todos os documentos necessários para obtenção do crédito nas melhores condições possíveis.

Encontre um contador – Agora que você já sabe como o contador pode contribuir com a sua empresa, é hora de explorar o mercado e encontrar o profissional mais adequado. Mas fique atento: antes de firmar o contrato, você precisa considerar fatores como formação acadêmica, registro profissional, ramo de atuação, satisfação dos atuais clientes, disponibilidade e, finalmente, taxas e encargos cobrados pelo profissional.

Analisando todos esses critérios, é possível identificar o melhor parceiro para impulsionar os seus negócios. Lembre-se: o tempo gasto com pesquisas hoje pode garantir uma relação duradoura e mutuamente proveitosa no futuro.

Fonte: http://www.jornalcontabil.com.br/?p=9785

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.