Contabilidade Criativa: J.P. Morgan é processado por agência reguladora
A agência americana que regula as cooperativas de crédito abriu um processo contra o J.P. Morgan Securities e o Bear Stearns por supostas irregularidades na venda de US$ 3,6 bilhões em ativos atrelados a hipotecas para quatro cooperativas.
Segundo a “Nacional Credit Union Administration” (NCUA), os bancos tiveram atuação inapropriada na subscrição e venda de ativos para a U.S. Central, Western Corporate, Southwest Corporate e Members United Corporate. As quatro ficaram insolventes e foram posteriormente liquidadas como resultado das perdas registradas com esses ativos problemáticos, causando problemas para o sistema de cooperativas de crédito, segundo a agência.
“Instituições como o Bear Stearns [adquirido pelo J.P. Morgan] agiram de forma desonesta ao ignorar as regras de subscrição. Eles empacotaram os ativos e disseram aos compradores que os títulos eram sólidos. Quando os ativos perderam significativamente o valor, a verdade veio à tona”, afirmou em nota o presidente do conselho da NCUA, Debbie Matz.
A agência tem ações similares pendentes também contra bancos como Barclays Capital, Credit Suisse, Goldman Sachs e Wachovia.
© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.
Leia mais em:
http://www.valor.com.br/financas/2943616/jp-morgan-e-processado-por-agencia-reguladora#ixzz2FNAXj2vj