Artigos

Como preparar profissionais para mudanças

Como preparar profissionais para mudançasTodo mundo já teve a sensação de estar sendo comunicado de algo que vai afetar diretamente sua vida, mas sem ser consultado sobre o assunto. E claro ninguém gostou disso, já que é uma atitude depreciativa, a qual deixa a pessoa com a sensação de que sua opinião é tão desprezível que nem precisaria ser ouvida.

Quando transposto para o mundo corporativo, esse cenário é frequentemente observado quando gestores implementam mudanças na rotina dos departamentos. Sem consulta ou conversa prévia, os funcionários se sentem desvalorizados e não fazem o mínimo esforço para se engajar no processo.

O resultado disso? Fracasso total do projeto de mudança – seja ele em relação a processos, estratégias ou, simplesmente, aos prazos praticados pelo departamento. A solução? Criar um plano efetivo de comunicação para conversar com os membros da equipe e, então, esclarecer dúvidas e quebrar a resistência dos colaboradores quanto às novidades.

Como? Não é necessário nada muito elaborado, basta que o líder faça as seguintes perguntas aos funcionários e, então, ouça as respostas até o final, sem interrupções ou justificativas. Dessa forma, a equipe perceberá o esforço sincero do gestor em querer saber sua opinião e certamente empenhará esforços para transformar os planos de mudança em realidade.

1. Qual é a opinião de voces sobre a mudança proposta?
2. Como se sentem em relação a isso?
3. Como vocês enxergam suas atribuições depois da implementação das mudanças?
4. Algum de vocês já vivenciou um processo de mudança como esse antes?
5. Se sim, quais foram os maiores desafios?
6. Em qual projeto você está trabalhando agora e como isso será impactado pela mudança?
7. Quais são as sugestões de vocês em relação ao processo de mudança?
8. Vocês mudariam alguma coisa no cronograma das mudanças previstas?
9. Por que vocês acham que a mudança é necessária (ou não)?

Fonte: Melissa Dutmers, CIO/EUA, Melissa Dutmers é responsável pela área de “Employee Engagement Initiatives”da HP

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.