Notícias

Capital extra seria exigido se Basileia 3 estivesse em vigor

Se as regras de Basileia 3 já estivessem plenamente em vigor, os bancos brasileiros poderiam ser submetidos à exigência de capital adicional de 2,5% do total de ativos ponderados pelo risco.

Isso por causa do chamado “gap de crédito” registrado no país, ou seja, a diferença entre a proporção crédito/PIB e sua tendência de longo prazo. É um conceito que o BIS usa como “alerta precoce” muito útil para se antever crises bancárias sistêmicas.

Esse indicador é importante também para definir o colchão contracíclico, ou seja, a exigência adicional de capital que poderá ser demandado durante os períodos em que a expansão do crédito no sistema financeiro estiver num ritmo maior do que o crescimento do PIB.

Embora o colchão contracíclico deva ser aplicado de acordo com as circunstâncias de cada país, o gap de crédito forma o ponto de partida sobre o nível de exigência aos bancos.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/2725924/capital-extra-seria-exigido-se-basileia-3-estivesse-em-vigor#ixzz1yoexmNLX

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.