Notícias

Bancos médios têm alto índice de capital

De maneira geral, os bancos médios estão com folga de capital para ampliar as operações, com alto índice de Basileia, que mede a alavancagem entre patrimônio e ativos das instituições financeiras.

Em alguns casos, manter um caixa alto pode acabar impactando a rentabilidade da instituição. É o caso do Bicbanco, que estava com índice de Basileia de 17,9% e somava em caixa R$ 3,522 bilhões em ativos de alta liquidez em março. “Como o banco cresce a uma taxa abaixo da média do mercado acaba sendo mais afetado”, afirma Aloísio Lemos, analista da Ágora.

Apesar disso, dada a queda do preço da ações do Bic neste ano, que estão sendo negociadas abaixo do valor patrimonial, a Ágora está com recomendação de compra para o papel, e de manutenção para Daycoval e Sofisa.

O banco ABC Brasil, que acumula queda de 16,9% no ano, é outro papel visto como atrativo pelos analistas, uma vez que a instituição conta com uma estrutura de capital sólida, tendo entre os acionistas do grupo controlador o fundo soberano do Kuwait. Itaú BBA, Ágora e Barclays estão com recomendação de compra para a ação. “São os papéis com o ‘valuation’ mais interessante”, diz Fabio Zagatti, em relatório divulgado pelo Barclays no início de junho.

A intervenção no Cruzeiro do Sul representou um novo golpe para um segmento de atuação que já vinha sofrendo. Depois de apresentar forte crescimento desde a sua criação, em dezembro de 2003, o crédito consignado, foco de atuação do Cruzeiro, tem desacelerado, o que já havia levado algumas instituições financeiras de médio porte, como o Banco Pine, a sair dessas operações e aumentar a atuação no segmento de “middle market”, voltado a pequena e médias empresas. “Os bancos médios viveram um crescimento explosivo dessa modalidade até 2008, quando o funding era farto. Mas esse produto está passando por um amadurecimento e a captação de recursos está mais restrita”, diz Lemos, da Ágora.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/2713798/bancos-medios-tem-alto-indice-de-capital#ixzz1xluCLNy0

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.