Notícias

BC vai propor mudanças em punição de infrações em bancos

O Banco Central  vai propor mudanças na legislação que estabelece penalidades às instituições financeiras e seus administradores em casos de infração às normas que disciplinam a atividade. A proposta está em fase final de estudo e deverá ser apresentada ao governo no próximo ano, na forma de minuta de projeto de lei,  para posterior encaminhamento ao Congresso. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo diretor de fiscalização do BC, Anthero Moraes Meirelles.

Segundo ele, uma das mudanças em estudo é a elevação das multas, que são um dos tipos de punição ao alcance do BC. No caso dos administradores, a pena mais grave que o BC pode aplicar é a inabilitação, que os proíbe de exercer cargo de comando de qualquer nível em instituições financeiras. Há ainda advertência. Atualmente, o BC pode aplicar multas de no máximo R$ 250 mil às instituições financeiras e seus administradores.

A proposta deverá conter ainda a possibilidade de o BC firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), instrumento extrajudicial para tentar resolver conflitos, quando achar que isso for mais adequado do que as punições. O diretor  lembrou que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) já dispõe desse instrumento legal, por intermédio do qual a parte fiscalizada assume compromisso formal com a correção dos problemas detectados pela autoridade supervisora.

No BC, a TAC permitiria abreviar os processos administrativos contra instituições financeiras e seus executivos.

Conforme o diretor, existe ainda intenção de resgatar e atualizar um antigo projeto de aperfeiçoamento da legislação que trata de liquidações e intervenções do BC em instituições financeiras.

O diretor participou hoje de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. O tema em debate era o caso Panamericano, banco cujas demonstrações contábeis foram fraudadas, dando origem a um dos maiores escândalos da história do sistema financeiro nacional.

Fonte: Mônica Izaguirre | Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.