Notícias

BC vai eliminar exigência de informações redundantes para supervisão

A partir do próximo ano, o Banco Central vai reduzir o volume de informações exigidas hoje dos bancos. Segundo o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, serão eliminadas as informações redundantes e que já não contribuem mais para a supervisão bancária.

O presidente do BC afirmou que os resultados desse processo de revisão já serão sentidos ao longo de 2013. “À medida que a regulação e supervisão financeira evoluem, temos que olhar também para a eficiência dos nossos processos”, disse Tombini, em discurso no jantar anual da Febraban.

O BC criou nesta semana uma unidade responsável pela supervisão da conduta do sistema financeiro. Segundo o presidente da autoridade monetária, a unidade se enquadra em um modelo internacional criado após a crise financeira de 2008. Esse modelo prevê uma unidade que zele pela estabilidade financeira do sistema e outra que cuide da conduta de seus participantes.

Tombini também abordou o cronograma do acordo de Basileia 3. Segundo ele, o acordo será implementado no Brasil com um cronograma “adequado”. “Com isso, a adoção ocorrerá de forma natural no país. As instituições financeiras terão previsibilidade e prazo de adaptação.” Segundo ele, os esforços de adequação se farão dentro das “possibilidades do sistema” e que a adoção ocorrerá sem “perturbações”.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. .

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/2940330/bc-vai-eliminar-exigencia-de-informacoes-redundantes-para-supervisao#ixzz2F7uNwzFo

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.