Notícias

BC recomenda a clientes bancários portabilidade do crédito

O Banco Central (BC) recomenda aos clientes de bancos que negociem suas dívidas com uma instituição concorrente que ofereça condições mais favoráveis, a chamada portabilidade de crédito.

Essa é uma das orientações presentes no 4º Boletim Consumo e Finanças, divulgado nesta quarta-feira pelo BC e pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

O BC lembra que as instituições financeiras e as sociedades de arrendamento mercantil são obrigadas, por determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN), a aceitar a transferência das operações de crédito mediante o recebimento de recursos transferidos por outra instituição.

Na publicação, os dois órgãos orientam sobre os tipos e características das operações de crédito disponíveis no mercado. O boletim sugere ao consumidor que fique atento às condições da operação e verifique se não está assumindo um compromisso acima do orçamento, “para evitar os problemas decorrentes da inadimplência e do endividamento excessivo”.

“As informações sobre os tipos e as características das operações disponíveis no mercado orientam os tomadores de crédito na comparação e na avaliação das opções oferecidas pelos bancos, ajudam na decisão sobre as possibilidades de migração para outra instituição e de liquidação antecipada de uma operação já contratada, e, ainda, sugerem cuidados para se evitar as ações de golpistas”, afirma o BC em nota.

Fonte: Murilo Rodrigues Alves | Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.