Notícias

BC espera para março o estatuto do fundo garantidor de cooperativas

O diretor de Relações Institucionais e Cidadania do Banco Central, Luiz Edson Feltrim, disse que a expectativa da autoridade monetária é a de que as cooperativas entreguem em março o estatuto do fundo garantidor de crédito das cooperativas (FGCoop). Este é um dos últimos passos para a implementação do fundo, que terá um papel semelhante ao do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

A ideia é que a cobertura do FGCoop seja igual à do FGC. Se assim se confirmar, quem mantém depósitos em cooperativas terá direito, em caso de quebra da instituição, a até R$ 70 mil. A decisão sobre o valor que seria coberto cabe ao próprio sistema cooperativo, uma vez que o FGCoop será um fundo privado, constituído por mais de 1.200 associados – entre eles, os dois bancos cooperativos.

Depois de entregue o estatuto do fundo ao BC, só restará a aprovação do texto pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), disse Feltrim. Ele participou na noite desta terça-feira da divulgação, pelo segmento cooperativista, da agenda de projetos legislativos, cuja aprovação o setor considera importante que ocorra neste ano no Congresso.

O diretor disse que as cooperativas de crédito contribuem para a eficiência do sistema financeiro ao fazerem a “reciclagem” da poupança nas regiões onde atuam. “As cooperativas contribuem para o desenvolvimento econômico e social. Dada à proximidade com a população, elas levam produtos e serviços financeiros adequados às pessoas”, defendeu Feltrim.

Para o presidente do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, o FGCoop deve começar a operar efetivamente até maio. “O interesse é nosso. Esse fundo vai mudar o comportamento do mercado em relação às cooperativas”, disse.

(Murilo Rodrigues Alves)

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/3023954/bc-espera-para-marco-o-estatuto-do-fundo-garantidor-de-cooperativas#ixzz2M7HYE6HW

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.