BC acaba com exclusividade de banco na concessão de crédito consignado
O Banco Central proibiu a assinatura de convênios entre bancos e empresas prevendo exclusividade na concessão de crédito, em especial operações com desconto em folha (consignado).
Nos últimos anos, vários governos estaduais e municipais venderam suas folhas de pagamento para bancos estatais e privados. Nessas vendas, ficava estabelecido que os funcionários só poderiam pegar empréstimos com desconto em folha no banco em que é feito o pagamento do salário.
Agora, as negociações de folha de pagamento não poderão ter mais essa cláusula de exclusividade.
Segundo o BC, a medida tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito e contribui para redução dos “spreads” bancários, que é a diferença entre o que o banco paga e a taxa repassada ao cliente.
Essa cláusula de exclusividade era uma das principais reclamações dos bancos de médio e pequeno porte, que travam na Justiça uma briga, principalmente, com o Banco do Brasil.
O Banco Central proibiu a assinatura de novos convênios entre bancos e empresas prevendo exclusividade na concessão de crédito. A decisão afeta, principalmente, operações com desconto em folha, o crédito consignado.
Para o BC, a mudança vai facilitar o acesso ao crédito e contribui para redução das taxas de juros, por aumentar a competição entre os bancos.
Fonte: Eduardo Cucolo, Valor Economico