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Bancos de investimento já tentam ‘vender’ TIM a potenciais clientes

Bancos de investimento já começaram a “vender” a TIM. Pelo menos cinco simulações do possível negócio circulam entre representantes do governo, operadoras e fundos de investimento interessados na segunda maior operadora do país em clientes.

O objetivo é influenciar o governo em favor da consolidação do mercado brasileiro, que hoje conta com cinco operadores, e atrair possíveis compradores caso a TIM seja vendida por sua controladora, a Telecom Italia.

Embora exista resistência da matriz para a venda da TIM, o presidente da Telecom Italia afirmou recentemente que, dependendo do “tamanho do cheque”, poderiam discutir a venda.

Os bancos avaliam a TIM entre R$ 29 bilhões e R$ 36 bilhões. Nos estudos, obtidos pela Folha, há dois cenários. No primeiro, a companhia é vendida integralmente. Dentre as operadoras que atuam no país, só a Oi poderia ser a compradora, por causa de restrições feitas pelo Cade.

Ela passaria a líder Vivo no Norte, Sul e Sudeste, incluindo São Paulo. A Claro continuaria na frente no Centro-Oeste e haveria barreiras impostas pela Anatel (agência reguladora) e pelo Cade no Nordeste, porque a Oi ampliaria sua liderança atual, passando de 27,4% para 56,6%, em número de clientes.

Essa hipótese é considerada remota. A Oi já disse que pretende resolver seu problema de caixa e não tem interesse nesse momento. A Folha apurou que os bancos querem oferecer condições “camaradas” à empresa.

A Claro, controlada pelo bilionário mexicano Carlos Slim e terceira em clientes, também tem interesse e é a única das concorrentes com recursos em caixa para uma aquisição desse porte.

A Vivo seria a principal interessada, porque teria sua liderança consolidada.

Mas, ainda segundo as simulações, Vivo e Claro não poderiam comprar 100% da TIM, porque teriam mais da metade dos clientes em diversas regiões do país.

FATIAMENTO

No segundo modelo, considerado ideal pelos banqueiros, a TIM é dividida e quem tem menor participação em cada Estado compra cada pedaço.
Hoje na quarta posição em clientes, a Oi passaria a ser a segunda, mesmo só com uma fração da TIM.

Nas simulações, a Oi levaria o maior pedaço, 37,8%. A Vivo ficaria com 27,9% e a Claro, 34,3%. A Oi seria líder no Sul e no Sudeste. A Vivo lideraria nas demais regiões.

Oi, Claro e Vivo afirmam que não contrataram estudos para balizar uma possível compra da TIM.

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http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/12/1381564-bancos-de-investimento-ja-tentam-vender-tim-a-potenciais-clientes.shtml 

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.