HSBC está comprometido com retificação de compliance, diz CEO
O executivo-chefe do HSBC, Stuart Gulliver, informou aos funcionários nesta terça-feira, em um vídeo interno ao qual a agência Dow Jones teve acesso, que o banco está determinado a retificar os erros do passado e prevenir que possam voltar a ocorrer no futuro. Ele disse também que continuará a executar a estratégia de negócios definida no ano passado. Em meados de 2011, a instituição decidiu cortar US$ 3,5 bilhões em despesas de forma a melhorar, até 2013, sua eficiência em relação aos custos.
“Eu assumo a responsabilidade e a liderança da nova equipe para que a mudança em curso assegure que possamos remediar, reparar e prevenir que isso volte a ocorrer”, disse Gulliver no vídeo transmitido aos funcionários. Ele disse também que a falha do banco em assegurar a conformidade da instituição com as regulamentações de combate à lavagem de dinheiro foram “um grande choque (…) para todos nós.”
O responsável pela área de compliance do HSBC, David Bagley, deixou o cargo ontem na esteira de uma investigação do Senado dos Estados Unidos ter revelado que a unidade do banco no país se transformou em um fio condutor para a lavagem de dinheiro.
Gulliver acrescentou que o banco deve criar “um coeso padrão global de procedimentos” para os negócios, devido à sua reputação e à relevância do dólar como moeda internacional. “Todo grupo, empresa e todo país, sempre que faz um pagamento em dólar, coloca nossos colegas dos Estados Unidos em risco”, afirmou, acrescentando que, por essa razão, o banco seguirá o mais alto padrão dos Estados Unidos “ou de qualquer outro lugar em que os padrões sejam ainda mais elevados do que os dos Estados Unidos.”
© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. .
Leia mais em: