ArtigosNotícias

Usina de Cuiabá: Enron e J&F donos especiais com pequenos problemas!!!!

O portal Midia News (http://midianews.com.br) comenta sobre a Usina Termelétrica de Cuiabá, que atualmente pertence ao Grupo J&F – do empresário Joesley Batista, que todos já estão acompanhando as delações e lambanças corporativas nos ultimos dias, e pelo visto a usina gosta de emoções fortes, pois possui um histórico de controladores problemáticos.

Vale a pena reelembrar que quando foi inaugurada, em 2002, a usina pertencia à Enron, que chegou a ser a sétima maior empresa norte-americana, mas cujo rápido crescimento se baseou em fraudes contábeis.

O colapso da Enron, cuja falência está entre as maiores da História norte-americana, foi o primeiro de uma série de escândalos financeiros que causaram turbulências nas bolsas e levou o Governo americano a rever sua legislação para empresas que praticam fraudes.

Mas no Brasil ainda temos um longo caminho a percorrer na mudança na gestão das empresas, sejam elas de pequeno, medio e grande porte, além das questões punitivas para empresas que causam fraudes contabeis, em minha sincera opinião em certos casos os processos de acordos de leniencias não deveriam ser aceitos, pois é de responsabilidade da alta administração e de seus gestores manter a empresa e seus negócios dentro de um processo de conduta e ética mais eficientes, mas será que é uma utopia nossa?

Vale a pena refletir e analisar.

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.