Saiba como identificar sites perigosos e evite fraudes online
Com a chegada da Copa do Mundo no Brasil, torcedores podem passar a acessar uma infinidade de sites para obter informações sobre os jogos. De olho neles os hackers exploram esse entusiasmo e essa impulsividade pela Copa do Mundo.
Veja a seguir algumas dicas do Vinod Mohan, gerente da equipe especializada em marketing de produtos da SolarWinds, para identificar sites potencialmente perigosos e não deixar que sua empresa – ou você mesmo – se exponha a hackers e a fraudes.
1) Alguma coisa parece suspeita?
Assim que acessar um site novo dê uma olhada geral e verifique se lhe parece suspeito de alguma maneira.
2) Confirme que o site é seguro
Verifique se o site é seguro, especialmente se compartilhar informações como dados pessoais e dados de contas.
3) Fique atento para downloads não iniciados ou automáticos
Às vezes, basta fazer login em um site para iniciar um download. Isso pode ser um malware disfarçado de um .exe legítimo, mas, ao executá-lo, o sistema poderá ser comprometido.
4) Não siga links aninhados
Tenha cuidado redobrado com links aninhados.
5) Faça seu próprio diagnóstico em domínios suspeitos
Não importa se você encontrou o URL em um e-mail ou em um bate-papo: se não souber que é confiável, tome precauções e faça seus próprios testes on-line se não quiser acabar vítima de phishing.
6) Analise logs para encontrar sinais e pistas
Especialmente em redes organizacionais, onde é difícil controlar as atividades de navegação na Web dos funcionários, a melhor abordagem para os profissionais de segurança é monitorar os logs de várias partes da infraestrutura de TI, como estações de trabalho dos usuários finais, softwares antivírus, IDS/IPS, servidor da Web, proxy da Web, servidor de DNS etc.
Fonte: Kioskea Brasil