Riscos operacionais: Caixa atrasa pagamento a comerciante
Dezenas de comerciantes ficaram ao menos sete dias sem receber da Caixa pagamentos de débito e crédito feitos pela máquina de cartões da Cielo. O problema foi detectado pelo site Reclame Aqui. O banco admite que há falha desde o dia 2, mas há registros anteriores.
A Caixa, assim como outras instituições financeiras, deposita ao comerciante o dinheiro contabilizado pela Cielo em uma conta do banco. O pagamento das compras em débito é feito um dia após a compra. No crédito, o repasse ocorre após 30 dias.
Rogério Trondoli, dono de uma casa de carnes em Brasília, afirma que pagamentos feitos na máquina da Cielo a partir do dia 30 já não caíram na data certa. “Justamente as maiores vendas do ano [30 e 31 de dezembro] não foram processadas”, afirma.
O comerciante conta que o problema persistiu até anteontem, quando caiu o pagamento do fim do ano. Ontem, segundo ele, a Caixa repassou o dinheiro referente aos dias atrasados de 2014.
Devido ao problema, ele afirma ter atrasado boletos de fornecedores, já que os gastos em dezembro são mais altos para turbinar os estoques no fim de ano.
Seu irmão e dois amigos, também comerciantes, tiveram o mesmo problema, diz. Trondoli afirma ter procurado as duas instituições, mas não obteve a solução. “Uma ficava jogando a culpa na outra”, afirma. “Estamos sem confiança para realizar pagamentos pela Cielo.”
O Reclame Aqui registrou problemas em ao menos cinco Estados. A Cielo afirma que vem repassando os valores das vendas de seus clientes à Caixa, que admitiu o problema no repasse de algumas empresas desde o dia 2.
O banco afirmou que a situação foi regularizada ontem, mas não se pronunciou sobre o que causou a falha.
Leia mais em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/01/1396337-caixa-atrasa-pagamento-a-comerciante.shtml