Notícias

Projeto fará do Brasil país da lavagem de dinheiro

O secretário estadual de Segurança Pública e Justiça, delegado federal aposentado Wantuir Jacini, foi mais uma autoridade de Mato Grosso do Sul que criticou duramente o projeto de lei do senador Delcídio do Amaral (PT), pré-candidato a governador, que propõe a repatriação de bilhões de reais depositados nas instituições financeiras no exterior com benefício fiscal, sem o risco de ser processado e depois ir para cadeia. “O Brasil poderá ser classificado como país da lavagem de dinheiro”, advertiu Jacini. A reportagem está na edição de hoje (26) do jornal Correio do Estado.

Ele disse ainda que o Brasil assinou vários tratados internacionais para combater o crime de lavagem de capitais e não poderá retroceder. E o projeto de Delcídio, se aprovado, poderá sepultar todos os esforços para combater as organizações criminosas, principalmente a evasão de divisa do narcotráfico e da corrupção.

Para Jacini, a proposta, se aprovada e sancionada pela Presidência da República, “incentivará ainda a lavagem de dinheiro e dará segurança ao crime organizado para auferir lucro com o tráfico de drogas”. A reportagem é de Adison Trindade.

O juiz federal Odilon de Oliveira, especializado no combate a lavagem de dinheiro e do crime financeiro, criticou o projeto de lei do senador Delcídio do Amaral (PT) que legaliza a repatriação de dinheiro da corrupção e do narcotráfico depositados nas instituições financeiras no exterior, segundo reportagem na edição deste sábado (24) do jornal Correio do Estado. Para o magistrado, o projeto incentiva o Estado brasileira a “lavagem de dinheiro e a evasão de novas divisas”. A proposta de Delcídio extingue a punibilidade dos donos dos recursos remetidos para outros países. Outro ponto polêmico é a proposta para o Estado conceder 5% de imposto para esse dinheiro repatriado, enquanto o trabalhar chega a pagar até 27,5%.

Leia mais em: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/projeto-fara-do-brasil-pais-da-lavagem-de-dinheiro_217283/

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.

One thought on “Projeto fará do Brasil país da lavagem de dinheiro

  • Muito legal as dicas e o conteúdo do portal. Vou ficar
    visitando mais vezes. Você dá uma dica para quem está
    começando no mercado digital? Qual seria um caminho a
    seguir? Parabéns

Fechado para comentários.