Risco de Mercado: Operações com derivativos podem trazer fortes perdas
As operações que envolvem os contratos derivativos costumam fascinar muitos investidores, já que podem resultar em ganhos fenomenais num curto período. Mas o investidor deve ter em mente que risco e retorno andam de mãos dadas quando o assunto é investimento. Assim como é possível obter ganhos astronômicos, o aplicador também pode ter perdas nas mesmas proporções, alerta Ricardo Torres, professor de finanças da BBS Business School. “Não existe mágica; a possibilidade de ganhos é enorme, mas esse é também um mercado muito difícil, além de bastante arriscado.”
A venda a descoberto, por exemplo, é uma operação perigosa até mesmo para os profissionais de mercado. “São poucos os que conhecem realmente o mercado de derivativos e sabem atuar nele”, afirma Torres, especializado nesse segmento após chefiar mesas de operações na França e Inglaterra. “Se isso é difícil para os profissionais de mercado, imagine só para a pessoa física? Poucos conseguem quantificar os riscos dessas operações.”
Mesmo com as limitações impostas pelas corretoras aos investidores a fim de restringir as perdas, Torres avalia que os riscos são muito grandes, já que o aplicador pode perder metade do patrimônio num piscar de olhos. “O problema é que, até o investidor se assustar com o prejuízo e parar, ele vai tentar recuperar as perdas”, afirma.
Ele lembra que muitas corretoras atravessam um momento difícil, já que o mercado sem tendência dificilmente atrai novos investidores. Além disso, muitas instituições estrangeiras desembarcaram no país e estabeleceram uma verdadeira guerra de preços para ganhar mercado. “A rentabilidade das corretoras está abatida e elas precisam encontrar novos mecanismos para ganhar dinheiro”, diz. E essas operações mais sofisticadas podem levar o investidor justamente a girar mais sua carteira de ações, o que se reflete em mais corretagem.
Fonte: Valor Economico