Notícias

Risco de Imagem: Ativos do BTG Pactual caem mais que o esperado

Prev a perdasOs ativos do grupo BTG Pactual caíram no quarto trimestre mais do que o divulgado inicialmente, mostraram números auditados do banco divulgados na noite de domingo.

O BTG Pactual tinha 266,082 bilhões de reais em ativos totais no fim de dezembro, ante 266,564 bilhões de reais divulgados em 19 de janeiro, quando o banco informou seus resultados para o quarto trimestre não auditados. A maior parte desse declínio veio do negócio do banco baseado no Brasil.

O resultado do grupo não teve alteração em relação ao divulgado em 19 de janeiro, quando o BTG inesperadamente divulgou números não auditados para mostrar que a administração que substituiu André Esteves, após a prisão do banqueiro no fim do ano passado, tem como meta fortalecer a transparência diante dos eventos que se seguiram à prisão do bilionário.

O lucro líquido do maior banco de investimento independente da América Latina caiu 18,6 por cento para 1,229 bilhão de reais no último trimestre, conforme as provisões, encargos e despesas operacionais avançaram. A prisão de Esteves por supostamente interferir na Operação Lava Jato levou a uma retirada maciça de fundos de clientes e reduziu o acesso a recursos.

O declínio maior na base de ativos do BTG Pactual ocorreu após a administração ter reduzido mais posições do banco em negócios com derivativos do que o originalmente divulgado, e o banco evitou refinanciar linhas de crédito antigas ou estender novas linhas.

Fonte: Exame. com

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.