Artigos

Prepare-se para os dez maiores riscos do IPO

consultoriaPara uma estreia bem sucedida na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), as empresas levam, em média, dois anos de preparação, conta a Ernst & Young. Confira os dez maiores riscos relacionados à abertura de capital, com um questionário que pode ajudar sua empresa a planejar melhor sua oferta de ações.

1 – Planeje bem

A empresa desenvolveu um plano formal e um cronograma para realizar a oferta, com informações como: possíveis acionistas, quadro de diretores e assessores?

2 – A hora certa

Possui todos os requisitos para o registro imediato de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para aproveitar uma janela boa de mercado?

3 – Suporte dos executivos

Seus executivos saberão quais decisões tomar numa jornada que implica na mudança de empresa privada para pública, como conhecimento de normas de capital aberto?

4 – Governança corporativa

Estabeleceu regulamentos, políticas e procedimentos, controles internos e infraestrutura que possibilitam o andamento do projeto?

5 – Seleção de assessoria

Escolheu parceiros com experiência no processo de oferta de ações, que consiga antecipar riscos?

6 – Atrair os analistas certos

Tem uma equipe de relações com investidores experiente, capaz de construir uma estratégia e direcionar suas atividades?

7 – O Road show (apresentações a investidores)

As metas de sua empresa condizem com a realidade e estão claramente apresentadas?

8 – Atingir os investidores certos

A proporção da distribuição da oferta foi analisada (entre investidores estrangeiros, pessoas físicas e grandes locais)? A liquidez pós IPO foi testada?

9 – Foco no negócio

Estabeleceu a estrutura necessária na empresa para assegurar que o foco do início não se perca no dia a dia?

10 – Cumprir as promessas

A estrutura da empresa suporta o plano de crescimento? Este crescimento vai gerar mais valor aos futuros acionistas?

Fonte: Ernst & Young

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.