Pouca inovação e má gestão provocam o ‘efeito Kodak’
Há 11 anos, a Tecla Internet, de hospedagem de sites, nasceu como Bighost. Além do nome, a empresa mudou o rumo de sua história. Uma nova estratégia foi adotada para evitar seu fechamento, explica o diretor, Cristian Gallegos, 36
A empresa, de tecnologia, usava “processos defasados em relação à concorrência”. A Tecla passou pelos mesmos problemas -evidentemente em proporções menores- que a gigante da imagem Kodak, que pediu concordata no último dia 20, após anos de liderança.
“As companhias fracassam porque não inovam produtos, processos ou estratégias”, afirma Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, um dos principais parques de desenvolvimento de software do país, em Recife.
Foi esse motivo que levou o faturamento da Tecla a despencar 20% ao ano a partir de 2006. A concorrência passou a oferecer pacotes com diferentes capacidades de armazenamento de e-mail, enquanto a Bighost oferecia apenas o serviço padrão. “A empresa havia parado no tempo.”
O destino de quem não muda pode ser a falência. No Estado de São Paulo, das 66.076 empresas que fecharam em 2011, 56.704 eram de micro e pequeno portes, segundo a Junta Comercial.
Fonte: Camila Mendonça, Folha de S.Paulo