Notícias

Plataforma upMiner pode colaborar na redução de fraudes em cartões de crédito

A cada dia mais consumidores e estabelecimentos comerciais estão substituindo os meios de pagamento, aumentando desta forma as transações com cartões de crédito e débito. Segundo recente levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – Abecs, 2014 terá um crescimento de 17,1% nessas transações, o que levará a um valor transacionado de aproximadamente R$ 1 trilhão.

Se por um lado é uma ótima notícia, já que a tecnologia está a favor do consumidor e da economia, por outro é algo preocupante. Isso porque com uma maior utilização de cartões, consequentemente, haverá um aumento nas diversas artimanhas criadas por criminosos.

No Brasil, 33% dos consumidores dizem que já foram vítimas da fraude em cartões, o que coloca o país em 7º lugar no ranking de fraudes com cartões, de acordo com uma pesquisa realizada em 17 países, com prejuízos que ultrapassam R$ 1 bilhão. Mais especificamente em São Paulo, o Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper -, constatou que a fraude com cartões de crédito cresceu 327% nos últimos 10 anos.

Mas como é possível evitar ou, pelo menos, se prevenir deste tipo de ação criminosa?

Eduardo Tardelli, diretor da upLexis, destaca que a tecnologia pode e deve ser empregada para combater crimes. “Nossa atuação é justamente em oferecer ao mercado serviços inteligentes de consultas automatizadas que garantem o acesso às inúmeras informações de fontes públicas e privadas de dados disponíveis na Web, apresentando-os de maneira simples e objetiva ao usuário, por meio da solução upMiner”, explica.

Existem algumas medidas importantes, tais como na liberação do cartão de crédito pelas operadoras no momento de uma compra, deve haver uma validação prévia do perfil da pessoa física ou jurídica, inclusive do limite do crédito antes da aprovação. Já em uma validação online (e-commerce), alguns dados são fundamentais para garantir que não haja fraude de identidade, principalmente com a confirmação de dados cadastrais e informações adicionais que possibilitem ratificar que o comprador é mesmo quem diz ser.

Desenvolvida pela própria upLexis, a plataforma upMiner é altamente empregada para evitar fraudes diversas, principalmente no que tange a verificar identidade falsa, histórico da pessoa, validação de dados em um processo de cadastro, concessão de crédito, localização de pessoas/devedores, entre outros. “Como exemplo, o usuário pode agregar os dados vindos dos relatórios da Serasa com aqueles extraídos de fontes públicas como Receita Federal, fazer consultas com identificador de CPF ou de CNPJ e acesso a mais de 140 milhões de processos judiciais”, explica Tardelli.

Para finalizar, o executivo afirma que os resultados na diminuição de fraudes são visíveis quando utilizada a ferramenta upMiner, devido a sua diversidade e a quantidade de fontes de consulta, cerca de 200 fontes distintas.

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.