Pane no sistema da CVM ocorreu por problema em servidor da bolsa
A falha ocorrida no sistema IPE da BM&FBovespa, usado para a publicação de resultados das companhias abertas teve origem em um dos servidores da bolsa. A bolsa não descarta a hipótese de que o problema tenha sido causado por falha humana.
Segundo informou a BM&FBovespa, o sistema, que foi desenvolvido pelos técnicos da bolsa e opera em servidores com o sistema operacional Windows, da Microsoft, apresentou uma alteração e voltou à sua antiga configuração.
Com a mudança na configuração do software, os balanços que eram enviados pelas companhias não eram carregados no sistema da bolsa. O problema teve início ontem às 19h47 e foi solucionado hoje às 10h21.
O IPE fica instalado em um servidor da bolsa e possui uma cópia de redundância, que passa a operar em caso de falhas no servidor original. Esses servidores operam de forma sincronizada, o que significa que os sistemas dos dois servidores tiveram a sua configuração alterada.
A BM&FBovespa ainda investiga as causas para a mudança na configuração. A hipótese mais provável é de que um técnico da bolsa que coordena o funcionamento do sistema IPE tenha acionado de forma inadvertida um botão que permite voltar à configuração padrão do Windows. Isso porque o sistema IPE e suas configurações ficam concentradas em um servidor blindado, ao qual apenas técnicos da bolsa têm acesso.
Conforme informou a BM&FBovespa, houve demora para solucionar o problema porque o sistema de monitoramento do IPE continuou ativo, embora algumas funções não estivessem operando — entre elas, o carregamento dos balanços no sistema. A mudança na configuração do IPE levou 30 minutos para ser feita.
Fonte: Cibelle Bouças | Valor Economico