Société Générale tem prejuízo no 4º trimestre com ajuste contábil
O banco francês Société Générale informou nesta quarta-feira que lançará um plano de reestruturação neste ano que vai aumentar sua receita, após reportar prejuízo no quarto trimestre por conta de um ajuste contábil.
O banco vai “racionalizar e reorientar a estrutura organizacional em torno de seus principais negócios, a fim de aumentar a receita e as sinergias de custos”, disse o banco em comunicado. “Os detalhes desta nova estrutura organizacional serão estabelecidos ao longo de um período de tempo.”
O Société Générale registrou prejuízo líquido de 476 milhões de euros (US$ 640 milhões) no quarto trimestre de 2012, ante lucro líquido de 100 milhões de euros um ano antes.
A perda, no entanto, reflete uma melhora na confiança dos investidores, com o banco francês trabalhando para se distanciar da crise da dívida soberana, apesar das fracas perspectivas de crescimento da Europa.
O Société Générale fez um ajuste contábil de 686 milhões de euros decorrente de uma regra que obriga os bancos a contabilizar perda caso o valor de sua dívida suba. O registro dessa perda está vinculado ao custo “teórico” que o banco teria caso comprasse de volta os títulos de dívida de emissão própria a preço de mercado.
O banco também reservou 380 milhões de euros para a corretora Newedge, que detém em conjunto com seu par francês Credit Agricole. O Société Générale informou que fez ainda uma provisão de 300 milhões de euros para questões judiciais, sem revelar mais detalhes.
No quarto trimestre, a receita do banco caiu 15%, para 5,13 bilhões de euros. O banco francês informou que seu capital Tier 1 encerrou 2012 em 10,7%, segundo regras mais flexíveis que antecedem as exigências mais duras previstas em Basileia 3. A instituição disse que continua confiante de que vai cumprir o objetivo de alcançar um nível entre 9% e 9,5% até o fim do ano, de acordo com Basileia 3.
O Société Générale é o primeiro grande banco francês a reportar seus resultados do quarto trimestre. O BNP Paribas divulgará o balanço nesta quinta-feira, enquanto o Credit Agricole apresentará seus números em 20 de fevereiro.
© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.
Leia mais em:
http://www.valor.com.br/financas/3003576/societe-generale-tem-prejuizo-no-4#ixzz2KmHkTVHB