Notícias

Pagamentos móveis podem ser ameaça aos bancos

De acordo com estudo da Carlisle e Gallagher, empresa de consultoria especializada em serviços financeiros, as instituições financeiras dos EUA enfrentam uma séria ameaça competitiva do aumento de pagamentos via apps pelos aplicativos de “carteiras móveis”.

A carteira móvel é uma aplicação de smartphone que suporta várias opções de pagamento, incluindo cartões de crédito, além de potenciais ofertas de compra via cupom e listas de desejos. A Google Wallet é a mais conhecida, mas o PayPal exibiu sua oferta futura e espera-se que a Apple lance seu aplicativo em breve.

Uma pesquisa feita em abril pelo Pew Internet e American Life Project sugeriu que os pagamentos móveis irão ultrapassar os com cartão de crédito em 2020.

Quase metade dos 605 consumidores da Carlisle and Gallagher entrevistados expressou interesse em fazer pagamentos usando essa tecnologia. Destes, 8 de 10 consideraria usar PayPal, Google ou Apple como principal provedora de serviços financeiros, incluindo cartões bancários e de crédito, com o PayPal sendo o candidato mais forte. Cerca de 45% dos interessados em carteiras móveis disseram que iriam substituir seu banco pelo PayPal, e cerca de um quarto disse que escolheria o Google como sua principal instituição financeira.

Alerta – Os resultados são um poderoso alerta para as instituições financeiras, dado que a maioria dos que responderam manifestaram altos níveis de satisfação com seus bancos atuais, disse Peter Olynick, líder de cartões e pagamentos da Carlisle and Gallagher.

Os consumidores não irão simplesmente se afastar de seus bancos ao adotar carteiras móveis, Olynick observou. Os aplicativos, no entanto, provavelmente irão mudar a relação das instituições com seus clientes assim que estes associarem a ferramenta com uma operação bancária, mais do que realmente indo a uma agência, disse ele. Peter Wannemacher, analista da Forrester Research, concorda.

“As instituições financeiras correm o risco de acabar como fontes de financiamento para carteiras móveis e produtos de pagamento pertencentes a outras marcas”, diz Wannemacher.

Facilidade e diversão – Os consumidores mais jovens e os mais ricos estavam mais propensos em mudar para carteiras móveis, constatou o estudo. Ambos são dados demográficos chave para as instituições financeiras, de acordo com Olynick. Os mais interessados em apps de carteiras móveis se dividiram em dois grupos: quem acha que isso irá tornar as compras mais fáceis e os que consideram o recurso “mais divertido”.

Samsung aposta nos TecTiles para promover a tecnologia NFC

As fabricantes de celulares reconhecem no near-field communication uma capacidade que não tem correspondência na vida real. Basta ver quantos celulares são lançados com NFC e o número de ações que os usuários podem realmente fazer com os dispositivos.

Os pagamentos através dos celulares são a grande esperança das marcas que apostam nesta tecnologia de comunicação sem fios. Mas a Samsung decidiu fazer uma aposta diferente. A empresa sul-coreana lançou os TecTiles, pequenos azulejos que podem ser programados com diversas funções, interagindo depois com os dispositivos móveis segundo o modo como foi programado.

Funções – A colocação de um TecTile à porta de uma sala de conferências com a programação de colocar em silêncio todos os dispositivos compatíveis que por ali passarem simplificaria com apenas uma gesto uma ação que centenas teriam de executar individualmente através de um processo mais demorado. Este é apenas uma das múltiplas hipóteses que os quadrados com NFC iriam permitir.

Pode também programar o azulejo para que sempre que passa lá o celular, ele ative ou desative o alarme. Cole o TecTile na mesa de cabeceira ao lado da cama e com apenas um gesto fica a acordar a tempo e horas.

Como funciona – Para que todo o processo funcione, os utilizadores precisam de fazer o download de uma aplicação gratuita que facilita a comunicação entre os diferentes dispositivos, assegurando ao mesmo tempo os níveis de segurança das ações.

“O lançamento dos Samsung TecTiles é mais um exemplo da habilidade que a empresa tem, inovando em novos produtos e aplicações que melhorem a maneira como nós usamos os dispositivos móveis nas tarefas do dia a dia”, disse Dale Sohn, presidente da Samsung Telecommunications America, em comunicado.

Também conhecidos como tags, os marcadores podem facilitar a partilha social de conteúdos, a partilha de posições relacionadas com estabelecimentos comerciais, e pode no futuro ser aplicado ao universo dos jogos.

A Samsung vai comercializar os adesivos em pacotes de cinco e o preço rondará os 12 euros. A chegada aos diferentes mercados mundiais deverá acontecer de forma faseada, não havendo para já nenhuma informação sobre quando estará disponível no mercado português e brasileiro. Sabe-se é que a marca oriental vai vender os TecTiles através das grandes operadoras de cada país.

Fonte: Cameron Scott, IDG News Service

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.