O sucesso tem receita
Pequena, média, grande, não importa. Toda e qualquer empresa deve funcionar como um relógio, com suas engrenagens e peças miúdas, todos os mecanismos no mesmo compasso. Até o menor dos pinos tem sua importância para que o sistema complexo opere com perfeição. Uma só peça fora do lugar, tudo perdido. Entretanto, ao contrário de uma máquina, um negócio é composto por pessoas, com inteligências, manias e especificidades. Cabe ao dono dar os primeiros passos rumo à direção correta e mantê-la unida durante o longo processo a caminho do sucesso.
E tudo começa no empreendedor – nele estão depositadas as esperanças de toda sua equipe de colaboradores, fornecedores e clientes.
Segundo uma pesquisa com dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de cada 100 empresas abertas, 48 encerram suas atividades em até três anos. Esse mesmo estudo apontou que a maioria das empresas que fecharam era de pequeno porte.
A verdade é que as micro e pequenas empresas estão sempre na linha de tiro, e salvar sua pele no cruel mercado competitivo em que estão inseridas não é fácil. Muito menos admitir que se está errando. A Gestão&Negócios consultou especialistas para encontrar os 15 erros e os 15 acertos mais comuns cometidos pelos empreendedores na gestão de seus negócios. Veja quais são essas falhas presentes em sua administração e invista nos acertos para chegar ao topo!
PRINCIPAIS ERROS
1. SEGUIR UM PLANO DE NEGÓCIOS VAGO
É sabido por qualquer empreendedor, seja de pequeno ou grande porte, a relevância de um bom plano de negócios. Porém, é fácil encontrar aqueles que dedicam pouco de seu tempo e experiência na construção de um projeto efetivo e que de fato auxilie na montagem e na viabilidade da empresa.
Diante de uma análise de mercado superficial, os riscos de perda de foco e de falência são praticamente iminentes. Encontrar os pontos fracos da análise e corrigir um plano vago leva o investimento ao caminho certo. “Muitos empreendedores têm coragem e conhecimento técnico de sua atividade, mas falta entendimento sobre legislação societária, tributária e fiscal – o que o plano de negócio deve compreender. Quem não se preocupa, provoca dívidas futuras e, em certos casos, até impagáveis”, alerta o fundador e consultor da Massi Consultoria, Marcos Assi. Mas não se desespere, peça ajuda para um consultor técnico ou para o Sebrae de sua cidade.
11. NÃO ESTABELECER OBJETIVO À EMPRESA E METAS AOS FUNCIONÁRIOS
Ao abrir um negócio, todo empresário cria algum tipo de expectativa. Mas você já a colocou no papel e traçou como objetivo? É fácil se perder e se sentir insatisfeito ao não conseguir prever o sucesso da empresa ou fazer uma avaliação rasa ou totalmente ao acaso.
Segundo Erick Krulikowski, as metas para a empresa ou para os funcionários são fundamentais no acompanhamento com maior facilidade dos rumos da empresa e até mesmo para saber quais mudanças podem ser realizadas. “É preciso que isso seja quantificado e qualificado para que o empreendedor consiga visualizar em termos práticos o seu negócio e o que espera dele”, completa.
Já o consultor Marcos Assi, diz que o plano de metas para funcionários e para empresa necessita de coerência para que seja alcançado. “Metas inatingíveis causam desmotivação e descaso”, alerta. Ele também lembra que toda meta deve estar atrelada a uma premiação, mas que buscar crescimento a qualquer custo pode causar falhas no processo.
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