Novo depósito a prazo sai na semana que vem
O Depósito a Prazo com Garantia Especial (DPGE) II, título que conta com a garantia de pagamento do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), será lançado na semana que vem, segundo Antônio Carlos Bueno, diretor do fundo.
Hoje, o Banco Central deve homologar o sistema que permitirá a emissão do novo papel. Além do próprio FGC, a operação envolve a Cetip e a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), que vão registrar a emissão de DPGEs e os créditos cedidos pelo banco em garantia ao fundo.
Bueno disse que o FGC vinha testando o novo sistema em parceria com os bancos Bonsucesso, BMG e Ficsa. Mas não se sabe quem será o primeiro emissor do DPGE II.
Inicialmente, o DPGE II funcionará apenas para crédito consignado e de veículos. Daqui a duas ou três semanas, valerá também para empréstimos a empresas.
Numa próxima etapa, segundo Bueno, será lançado um fundo de direitos creditórios (FIDC) com créditos detidos por diversas instituições financeiras. Fundos de pensão, de investimento e bancos poderão comprar cotas desse fundo. “O FIDC vai poder ser usado pelos bancos para abater o depósito compulsório”, informou Bueno, que participou de um evento em São Paulo.
A segunda versão do DPGE, que é uma espécie de CDB com garantia do FGC, é mais barato para os bancos que o instrumento inicial e deve servir como opção de captação. Com a criação do novo DPGE, o fundo vai exigir dos bancos emissores garantias na forma de carteiras de crédito. Só depois da entrega e da aceitação das garantias é que o FGC vai dar sinal verde para a Cetip autorizar o limite de emissão dos papéis pelos bancos.
© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.
Leia mais em:
http://www.valor.com.br/financas/2870312/novo-deposito-prazo-sai-na-semana-que-vem#ixzz29eAbYAsI
