Na próxima quarta feira, lançamento do livro Governança, riscos e compliance, Livraria da Vila
É interessante notar após algum escândalo, como sempre aparecem especialistas e pessoas ditas “entendidas” no assunto. A realidade, no entanto, mostra que elas somente falam bastante, mas não praticam o que dizem. Os órgãos reguladores, por sua vez, saem em busca de preencher lacunas e corrigir desvios que deveriam ser sido previstos, agindo somente depois de erros graves, já que não possuímos a cultura de prevenção, somente correção. Contudo até quando as organizações aguentarão? Basta lembrar casos clássicos, como Enron, Parmalat, Aracruz, Banco Panamericano, Oleó e Gas Participações S.A (OGX), Petrobras, Empreiteiras, entre outras que causaram sérios danos a seus investidores.
Falar de governança, riscos corporativos e compliance tão comum ultimamente que parece algo antigo, não é verdade? Estes termos já estão incorporados ao vocabulário corporativo e juntamente com os controles internos e gestão de riscos, fazem parte de nosso cotidiano no mundo dos negócios. E em decorrência dos fatos recentes do mundo corporativo e financeiro, identificamos em nossos trabalhos, pesquisas e leituras em que algumas aplicações de compliance, governança, controles internos passam a ser mais efetivos, quando conhecemos os riscos de perdas envolvidos na gestão de negócios e no mapeamento destes riscos.
Quer saber mais, estes são somente dois paragrafos da apresentação do livro, compareça e venha fazer parte deste time que busca mudar a conduta dos negócios através de melhores processos de Governança Corporativa, Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance e Auditorias.