Mutirão dos endividados
Quem perdeu o controle dos gastos ou teve algum imprevisto e acabou no vermelho agora tem uma chance de renegociar suas dívidas e, o que é ainda melhor, com taxas bem menores. É o que promete a quarta edição do “Acertando suas contas”, mutirão organizado pela Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
A campanha, que começou em 2010 e já foi realizado em diversas regiões da cidade, desta vez ocorre de 25 a 28 de abril no estacionamento do shopping Metrô Itaquera, na zona leste da capital paulista. O atendimento será das 9 às 17 horas.
O banco Bradesco, que foi um dos primeiros bancos privados a anunciar a redução dos juros nesta quarta-feira (18), vai participar do mutirão com três bandeiras: cartões, financiamento e Ibi (crediário). “Um momento de queda de juros generalizada como este é uma ótima janela de oportunidade para trocar uma dívida cara por uma mais barata”, explica Fernando Cosenza, diretor da Boa Vista. “Renegociar e quitar logo a dívida é o ideal, mas o novo financiamento também pode ser uma boa opção, pois será feito com taxas mais baixas”, completa.
Os bancos Santander e Itaú Unibanco, a BV Financeira, a Casas Bahia, o Carrefour e a AES Eletropaulo também participam do encontro.
Segundo Cosenza, o mutirão é uma oportunidade para consumidores renegociarem dívidas diretamente com os credores e aprenderem sobre como manter seu orçamento doméstico em ordem. “Além da consulta do CPF e identificação das dívidas e encaminhamento para os credores, o evento terá diversas palestras curtas sobre educação financeira”, explica.
O mutirão também oferecerá aos consumidores acesso ao cadastro para oportunidades de emprego, à análise para concessão de microcrédito e ao atendimento e à formalização de microempreendedores.
A ação ocorrida entre 21 a 27 de novembro de 2011, no Vale do Anhangabaú, contou com a presença de 100 mil pessoas e foram realizadas mais de 15 mil renegociações de dívida. Na semana que vem, são aguardadas 70 mil pessoas. Os próximos mutirões já estão planejados para setembro, em Paraisópolis, e novembro, no Memorial da América Latina.
Fonte: Geovana Pagel, Istoé Dinheiro
