Notícias

Menos de 30% dos funcionários brasileiros estão engajados no trabalho

Os brasileiros apresentam níveis altos, acima da média mundial, de falta de engajamento com o trabalho, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11). Os dados mostram que apenas 28% dos trabalhadores estão altamente engajados em suas empresas, índice menor que a taxa mundial, de 35%.

A pesquisa, realizada pela consultoria Towers Watson, leva em conta aspectos como engajamento (vínculo à empresa e vontade de dar o melhor de si), suporte organizacional (que proporcione produtividade e alto desempenho) e bem-estar (físico, emocional e interpessoal).

No Brasil, 16% dos trabalhadores se sentem desvinculados de suas empresas (a média mundial é de 17%), e 30% estão em estado de “desengajamento crônico” –a taxa no mundo é de 26%.

Carlos Ortega, consultor sênior da área de Pesquisas com Empregados da Towers Watson no Brasil, diz, em comunicado, que “esse resultado é bastante crítico”. “Esses números mostram que as empresas estão bastante vulneráveis.”

E o principal problema para os trabalhadores brasileiros não é o salário. Eles dizem que os principais fatores que fazem com que eles se sintam ligados à empresa são desenvolvimento de carreira, imagem da companhia e metas e objetivos claros.

E justamente alguns desses quesitos são mal avaliados pelos brasileiros: 36% dos entrevistados responderam “não concordo” à afirmação “a empresa proporciona oportunidade de desenvolvimento pessoal”. Esse foi o item com maior discordância, seguido de “a empresa oferece oportunidade de promoção”, com 33%.

De acordo com o estudo, 50% das pessoas dizem que sair da empresa é a única opção para crescer na profissão, 57% dizem acreditar que não têm acesso aos treinamentos necessários para serem produtivos e 63% não percebem os programas de treinamento da empresa como efetivos.

O levantamento foi feito entre entre fevereiro e março de 2012, com 32 mil profissionais de 28 países.

Fonte: Folha de S.Paulo

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.