Notícias

Justiça condena 4 acusados em fraude com produtos da Cisco – Operação Persona

fraude1A Justiça Federal condenou mais quatro acusados de envolvimento na suposta fraude na importação de produtos da Cisco investigada pela Operação Persona, da Polícia Federal. Todos podem recorrer. A sentença, de 21 de março, aplica pena de cinco anos e dois meses de prisão aos empresários Cid Guardia Filho, Ernani Bertino Maciel e Paulo Roberto Moreira.

Guardia e Maciel foram acusados de controlar empresas laranjas criadas para dissimular as importações supostamente fraudulentas. Marcos Zenatti, que trabalhava com eles, foi condenado a dois anos e oito meses de reclusão, mas a pena foi substituída por prestação de serviços.

Já Moreira era diretor do South American Overseas, empresa que atuava no desembaraço aduaneiro. Conforme a PF e a Receita, o suposto esquema deixou de recolher R$ 3,4 bilhões em impostos.

Folha não conseguiu localizar os advogados dos acusados. Em São Paulo, o MPF recorreu da decisão da Justiça (que absolveu seis envolvidos) e pediu a condenação do ex-presidente da Cisco, Carlos Carnevali, e cinco executivos.

Fonte: Folha de S.Paulo

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.