Notícias

Empresas seguram funcionários para driblar falta de qualificação

Carteira de TrabalhoCom a escassez de mão de obra qualificada, reter os trabalhadores já aptos a exercer a função é o segundo mecanismo mais usado pelas empresas do setor industrial para lidar com o problema.

A solução foi citada por 40% daquelas ouvidas pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). As empresas informaram enfrentar esse gargalo, logo atrás da capacitação do empregado no local de trabalho (78%).

Isso implica oferecer mais benefícios para os trabalhadores, incluindo melhores salários, disse o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca. Ele ressalta que essa política de retenção gera mais dificuldades para as empresas de pequeno porte, já que as grandes conseguem oferecer vantagens.

A pesquisa apontou que a falta de mão de obra qualificada afeta 69% das empresas, com elevação ante o número contabilizado no último levantamento (56%), em 2007.

A sondagem da entidade entrevistou executivos de 1.616 empresas entre 3 e 26 de janeiro. Entre as empresas ouvidas, 931 são pequenas, 464 médias e 221 grandes.

Fonte: Folha de São Paulo

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.