Notícias

Japão: Perdas por fraude em 2015 teve declínio pela 1ª vez em 6 anos

fraude1Perdas causadas por casos de fraudes confirmadas no Japão caíram 15,7% (¥ 47,7 bilhões) em 2015. A Agência Nacional de Polícia divulgou que é o primeiro declínio em 6 anos.

As perdas nos chamados ‘fraudes especiais’, em que golpistas se passam por familiares da vítima, por telefone, para pedir por transferências de dinheiro, diminuiu após o número de detenções e outras ações e aplicações da lei subir 26,5% durante o ano.

A perda média por vítima foi de ¥ 3,7 milhões, declínio de 17,8% em relação ao ano anterior. A polícia diz que as perdas causadas por esses golpes aumentou para o nível mais alto em 2014. E ainda, que foi intensificado os esforços para punir golpistas que pediam o envio de dinheiro por correio ou outros serviços.

Porém, o número total de golpes comunicados a polícia aumentou 3,3% (13.828 casos). Os golpistas começaram a empregar novos ‘truques’ envolvendo cartões pré-pagos, um total de 852 fraudes foram denunciadas em 2015.

Fonte: Japan Today, IPCDigital

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.