Gestão de Riscos: EUA preveem atraso na adesão de bancos às regras de Basileia 3
Os reguladores dos bancos nos Estados Unidos informaram hoje que as novas regras de exigência de capital mínimo não entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2013, conforme previsto originalmente, em reflexo das preocupações evidenciadas pelo setor financeiro.
Os novos padrões de requerimento de capital conhecidos como Basileia 3 vão exigir que os bancos elevem seu colchão contra perdas e levantem mais capital para respaldar alguns ativos, particularmente aqueles ligados ao setor imobiliários.
“Muitos participantes do setor têm expressado preocupações de que podem estar sujeitos a uma nova regulação no dia 1º de janeiro de 2013 sem tempo suficiente para compreender a regra ou realizar as mudanças de sistema necessárias”, diz um comunicado conjunto assinado por Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Federal Deposit Insurance Corp. (agência do governo dos EUA que garante depósitos bancários) e Office of the Comptroller of the Currency (supervisor dos bancos nacionais).
“Devido ao volume de comentários recebidos e à ampla gama de visões manifestadas durante o período de consulta pública, as agências não esperam que nenhuma das regras propostas se tornem efetivas no dia 1º de janeiro de 2013”, acrescenta o comunicado.
O comitê de bancos do Senado americano planeja organizar uma audiência na próxima quarta-feira para abordar Basileia 3, focando nas preocupações que os novos padrões terão no setor bancário.
As autoridades americanas ainda afirmam que estão trabalhando o mais rápido possível para concluir o processo de elaboração das regras, que ainda não têm uma versão final.
(Dow Jones Newswires)
© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.
Leia mais em:
