Notícias

Gestão de riscos e controles internos são os principais temas abordados durante a GRC Internacional

Dia 02 de julho, teve início o consagrado evento 3º GRC Internacional + 2º DRIDAY América Latina, realizado no Teatro Renaissance Hotel, em São Paulo, pela DARYUS Consultoria, em parceria com o EXIN, ISACA e DRI. Com o objetivo de propor um intercâmbio de informações e conhecimento entre empresários e profissionais em englobam o setor, sobre a importância da Gestão de Risco e da Continuidade de Negócios em tempos instáveis, além de evidenciar tendências e expectativas para o futuro, o palestrante e mestre de cerimônias Marcos Assi, da Daryus, abriu o evento para abordar estas questões.

De forma descontraída, o especialista explanou como prevenir fraudes, apontando que a gestão de riscos e crise requer visão no ontem, no hoje, além de projeção no futuro, para que seja efetivamente rentável. Em seguida, em uma das apresentações mais esperadas do dia, o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Roberval Ferreira França, após revelar informações e dados institucionais sobre a organização, dissertou sobre como é feita a Gestão de Riscos Corporativos, levando em consideração uma nova abordagem que será empregada pela Polícia Militar. O comandante explica que, neste caso, há riscos externos e internos, que variam conforme a área de atuação e os serviços oferecidos pelos profissionais. Segundo ele, a PM trabalha diante do enfrentamento de riscos, graças a uma estrutura de controle existente na sociedade, como as leis, para proporcionar segurança aos mais de 42 milhões de habitantes que compõem o estado.

Dando continuidade ao evento, André Regazini, do ISACA SP, explica como a Governança de Tecnologia da Informação, pode ser explorada como uma ferramenta para Gestão do Risco e Desalinhamento Estratégico, exaltando que a governança foi criada, e hoje existe para controlar o gestor, em cada trabalho desempenhado em uma organização. Após uma pausa para o almoço, que contou com patrocínio de uma conhecida marca automobilística no mercado, realizando a apresentação da BMW Série 3-F30 (6ª geração), foi a vez de José Ibarra, do ISACA México, subir ao palco para dissertar sobre Cobit 5, fazendo uma relação com os marcos de referência para que haja uma gestão moderna. O especialista desmitificou algumas crenças, ao revelar que o Cobit 5 além de ser considerada uma ferramenta de controle, não é direcionada apenas ao segmento de TI, mas a todos os setores que englobam uma empresa.

Em seguida, outro palestrante internacional, o Jacques A. Cazemier, do EXIN Holanda, começou sua apresentação sobre Gerenciamento de Segurança da Informação. Apesar de parecer mais complicado do que realmente é, Cazemier explica, de forma simples, quais são as fases primordiais e os processos que englobam uma boa estratégia voltada a Segurança da Informação. Depois de um coffee break, que proporcionou networking entre os convidados, o consultor Ricardo Castro sobe ao palco como moderador de um painel, iniciativa que fecha o primeiro dia de evento, apontando desafios e tendências da Gestão de Riscos, entre CFO X CIO.

Como CFOs, foram convidados: Marcos Assi, do Super Bank; Marcelo Pezzutto, do VisãoPrev; e Luciano Lima, da Santher; já como CIOs marcaram presença Luiz Arêas, do Zodiac; Paulo Renato S.Silva, da DERSA; e coronel Alexandre Prado, da FAAB.

Entre os temas e experiências trocadas por ambos os lados, os especialistas afirmam que a área de TI, apesar de ser considerada diferente, por ser específica e técnica, pode passar por um processo de descentralização, para que haja alguns pequenos núcleos, porém esta não seria uma ação tão simples. Para que as estratégias traçadas surtam o efeito esperado, é necessário pensar na empresa como um todo, além de fazer com que todos os recursos envolvidos em qualquer projeto de TI, sejam sempre votados em reuniões da diretoria. Enfim, não adianta ter metas, esquecer de possíveis riscos, e não ter como controlar e fazer uma gestão eficiente.

No dia 03 de junho, outros especialistas e profissionais qualificados completam a programação do segundo dia do evento 3º GRC Internacional + 2º DRIDAY América Latina, que acontece das 8h30 às 17h30. Mais informações em www.grc-inter.com

Sobre a Daryus Consultoria:
A DARYUS Consultoria, dirigida por Jeferson D’Addario, Marcos Assi e Nádia Guimarães, é especializada em Planejamento Estratégico, Desenvolvimento e Implementação de Continuidade de Negócios, Gestão de Riscos, Governança e Segurança da Informação. Com uma visão analítica, está preparada para minimizar os impactos de eventuais crises ou desastres, protegendo o capital investido pelas empresas com ética, responsabilidade, lealdade e competência. www.daryus.com.br

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.