Notícias

Gestão de Crises: Anatel admite que pode haver falhas durante mudança de dígito em SP

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) admitiu que as ligações de celular poderão apresentar falhas no domingo, quando as operadoras terão que acrescentar o dígito 9 antes do número de celulares com DDD 11.

O gerente de interconexão da agência, Adeílson Nascimento, disse que haverá instabilidade nas conexões móveis na região metropolitana de São Paulo. Ele disse que a troca de equipamentos das operadoras, no primeiro dia de mudança, poderá trazer problemas “momentâneos”, como impossibilidade de fazer e receber chamadas.

Segundo Nascimento, porém, a instabilidade pode durar “de dois a três minutos”, tempo necessário para a troca dos equipamentos nos sistemas das operadoras e posterior reconhecimento dos novos números pelo novo aparelho.

A recomendação da agência, nestes casos, é que o usuário ligue e desligue o aparelho celular –o que deve reestabelecer a normalidade do sistema.

Segundo a Anatel, o Rio de Janeiro também pode ter um nono dígito até 2015. “Mas pode ser até antes”, disse Nascimento.

A agência informou que pode implantar o nono dígito em outras cidades do país para padronizar a numeração, independentemente da necessidade.

SMS AOS CLIENTES

A TIM já enviou mensagens aos celulares de seus clientes para avisar sobre a possível instabilidade de serviços no domingo e diz que “está trabalhando para que esta mudança ocorra sem impacto para o cliente”.

As demais operadoras não confirmam que haverá falhas para os clientes.

CLARO, OI E VIVO

A Claro disse que trabalha para que “esta mudança tenha o menor impacto possível para seus clientes”.

A Oi informou que mobilizou uma equipe para “garantir o bom funcionamento dos serviços e o melhor atendimento durante a transição do sistema”.

A Telefônica Vivo falou que tomou “as providências técnicas para a adoção do nono dígito sem que haja instabilidade ou qualquer outro problema para os usuários”.

MUDANÇA AUTOMÁTICA

Segundo a Anatel, os clientes não vão precisar fazer nenhuma alteração na configuração do seu aparelho, já que as mudanças serão feitas na rede e atualizadas automaticamente no celular.

A inclusão do dígito 9 à frente dos atuais números ocorre por medida da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), necessária para ampliar as possibilidades de numeração nos municípios comDDD 11.

Fonte: Marianna Aragão, Folha de S.Paulo

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.