Febraban vê queda no ritmo diário de concessão de crédito
O crédito deve ter mantido trajetória de desaceleração em agosto, apesar de o saldo não refletir esse movimento. Sondagem preliminar da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indica crescimento de 1,5% do estoque com recursos livres no mês passado, entre os maiores ritmos do ano. A média diária de concessões, no entanto, pode ter recuado tanto no segmento de pessoas físicas como no de jurídicas.
Além de um aumento de 7% do prazo médio das operações em relação a agosto do ano passado, conforme projeção da Febraban, agosto teve dois dias úteis a mais do que em julho, o que acaba por puxar o número de concessões acumuladas.
A pessoa jurídica é destaque, com uma previsão de crescimento de 12,23% de novas concessões em agosto contra julho. Para a pessoa física, é estimada expansão de 5,5% no mesmo período.
As concessões crescem principalmente por conta do efeito calendário. Se excluído o fator sazonal (agosto costuma ser um mês de “recuperação” em função das férias de julho), as concessões ajustadas pela média diária recuariam 5,2% no segmento de pessoa física e 1,5% na jurídica, “em linha com o pretendido pela autoridade monetária e diante do atual quadro econômico menos favorável”, destacam os economistas da entidade, em relatório.
(Aline Lima | Valor)
