Notícias

Febraban: Bancos brasileiros adotam estratégias “prudentes” de risco

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, afirmou que, em um cenário de turbulência, uma série de indicadores mostram o “vigor e a resiliência” do sistema financeiro brasileiro. “A solidez do sistema é um importante ativo que a economia brasileira tem”, disse nesta terça-feira, em congresso em São Paulo.

Ele afirmou, por exemplo, que os bancos locais têm adotado estratégias “prudentes” de risco, contando com um índice de provisionamento de cerca de 170%, em relação ao saldo de empréstimos com atrasos superiores a 90  dias.

Na visão do dirigente, o processo de implementação das regras de Basileia 3 no país tem sido “bastante satisfatório”. Ele lembrou que, em outubro, começam a vigorar as regras do índice de liquidez de curto prazo (LCR) e indicadores de alavancagem no âmbito do acordo.

Ainda a serem tratados pelo Banco Central (BC), estão temas como o estabelecimento de quais instituições financeiras que são sistemicamente importantes para quebrar em nível local e o estabelecimento de índice de liquidez de longo prazo. Portugal lembrou que o cronograma de implementação das regras vai até o começo de 2019.

Segundo Otávio Ribeiro Damaso, diretor de Regulação do Banco Central, a autoridade está “ultimando” os estudos sobre quais as instituições financeiras que são sistemicamente importantes do ponto de vista local e deve divulgá- los em breve. Dessas instituições, pode ser exigido requerimento adicional de capital. O diretor do BC lembrou que, do ponto de vista global, nenhum banco brasileiro foi considerado sistemicamente importante.

Fonte: Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.