Notícias

Ex-controladores do Cruzeiro do Sul são alvo de segunda ação penal

Além de denunciar 17 pessoas devido à prática de fraudes financeiro-administrativos no Banco Cruzeiro do Sul, o Ministério Público Federal em São Paulo informou que foi ajuizada hoje uma segunda ação penal que se refere a mais crimes na instituição financeira.

Os alvos dessa segunda ação são os ex-controladores do banco Luís Octávio Azeredo Lopes Indio da Costa e Luís Felippe Indio da Costa, além dos ex-diretores Horácio Martinho Lima e Maria Luíza Garcia de Mendonça. De acordo com a procuradora da República, Karen Louise Jeanette Kahn, autora das duas ações penais, nos anos de 2008 e 2009 essas pessoas promoveram, de forma fraudulenta, o incremento de resultados positivos artificiais nas demonstrações financeiras da instituição.

Essas transações fraudulentas geraram resultados que possibilitaram o pagamento de juros sobre capital próprio de R$ 31 milhões, o pagamento de dividendos de R$ 63,5 milhões em 2008 e a alteração significativa dos resultados financeiros do banco.

Para tanto, os investigados promoveram a celebração de cessão de direitos creditórios a Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) a entidades financeiras e não financeiras, utilizando-se de “taxas em condições discrepantes daquelas praticadas no mercado financeiro”. O objetivo, de acordo com o Ministério Público Federal, era gerar resultados positivos artificialmente e distribuir lucros e dividendos em proveito próprio.

As pessoas citadas são acusadas de gerir o banco de forma fraudulenta,  apropriar-se de dinheiro, título ou valor, e induzir ou manter em erro o investidor no que se refere à operação ou à situação financeira, sonegando informações ou prestando-as falsamente.

O Ministério Público Federal estava investigando o caso com base no processo administrativo do Banco Central, que detectou graves infrações por parte dos então controladores, administradores, diretores e auditores do banco. Para instruir o inquérito policial, a Polícia Federal efetuou nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, em setembro do ano passado, buscas e apreensões em residências e empresas dos ex-controladores da instituição bancária.

(Karin Sato| Valor)

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/2960810/ex-controladores-do-cruzeiro-do-sul-sao-alvo-de-segunda-acao-penal#ixzz2HNVHO7Fq

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.