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Empreendedorismo: 8 dicas importantes e práticas para abrir sua empresa

Concretizar essa ideia em uma empresa real é onde a maioria das pessoas que querem empreender acaba emperrando, seja por falta de preparação ou recursos ou qualquer desculpa que tende sempre a aparecer. Para que menos ideias sejam desperdiçadas, seguem abaixo dicas relacionadas às 3 áreas essenciais para o começo de qualquer empresa:

Marketing

1- Existe um mercado para seu produto (fora você ou seus parentes)?

De nada adianta uma baita ideia se o produto ou serviço que você oferecerá não atrair clientes. Para descobrir isso, simples pesquisas de mercado podem dar sinais (positivos ou negativos) sobre a viabilidade do negócio.

Ao mesmo tempo, este não é o momento de fazer a melhor pesquisa de mercado do universo. Procure sinais fortes, mais puxando para o qualitativo do que o quantitativo – e passe para a próxima etapa.

2- Com quem você concorre e quais serão os diferenciais?

No extremo dos casos, uma empresa sempre concorre com o ‘nada’, que é a opção que o cliente tem de simplesmente não pagar pelo produto ou decidir gastar em algo não relacionado.

Entrar no mercado oferecendo simplesmente a mesma coisa que todo mundo oferece é arriscado e não recomendado. Por isso, criar diferenciais é essencial, tanto nos atributos do produto/serviço, quanto nas atividades de suporte (atendimento, suporte, garantia etc.).

3- Como você fará a venda?

Empresa aberta e pronta para botar tudo em execução. Ou seja, hora de vender.

Como sua empresa conseguirá novos clientes: vendas diretas com um funcionário, por telefone, pelo site, via representantes e revendedores ou através de tudo isso junto?

Qualquer que seja a resposta, cada uma dessas “plataformas” exige todo um trabalho de estruturação e de criação específica da sua comunicação.

Finanças

4- Quanto você precisa para começar a operar? Você precisaria continuar no emprego no começo ou tem reservas suficientes?

O início de qualquer empresa provavelmente é o período mais sensível financeiramente, já que capital de giro é necessário para iniciar as atividades, mas nada garante que as primeiras vendas cairão rapidamente.

Veja qual é sua necessidade de capital de giro e planeje bem esse início, principalmente se os seus recursos atualmente dependem de um emprego que será abandonado em breve.

5- A conta fecha? Você consegue estimar o quanto você precisaria para produzir, vender e operar e quantos clientes você precisa para isso fechar?

Algumas contas básicas podem te ajudar a ver quão suficiente sua estrutura é para suportar determinado número de clientes e, claro, a ver se você consegue esse número mínimo de clientes.

Essa análise é muito importante, já que caso (antes de começar) você veja que, no fim das contas, esse negócio nem se sustenta, você ainda tem tempo para repensar seu modelo de negócios.

6- Quando é necessário registrar legalmente a empresa?

No momento em que você precisar emitir uma nota fiscal. Além de ser crime não emitir nota fiscal, normalmente seus clientes também precisam dela para justificar o gasto.

Claro, leve em conta que o processo de abertura leva certo tempo.

RH

7- Quais as habilidades que você precisa para criar/entregar esse produto ou serviço específico?

Você tem as habilidades técnicas para entregar o serviço/produto proposto? E as habilidades gerenciais para administrar o dia-a-dia da empresa?

Com base nisso, quais e quantas pessoas você precisa contratar?

Em relação à parte gerencial, analise o que vale a pena ser terceirizado e a utilização de ferramentas automatizadas em comparação com a contratação de mão-de-obra.

8- Como conseguirá mais pessoas: serão sócios ou funcionários?

A inclusão de novos sócios pode ser uma ótima ferramenta para conseguir mão-de-obra não só para o dia-a-dia, mas também para a divisão do risco.

Anteriormente, vale a análise sobre como cada sócio contribuirá no negócio, modo de funcionamento e, principalmente, se os valores pessoais de cada sócio poderão funcionar em conjunto.

São 8 pontos bastante básicos que podem servir como reflexão. Se você está começando e não tem essas informações, sugiro que faça uma pausa e essa análise.

Fonte: Luiz Piovesana, de , Exame.com

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.