Notícias

Em três meses, 1.499 pessoas foram vítimas de golpes em Salvador

FraudesCriminosos especializados em aplicar golpes nas pessoas não param de agir. Só em Salvador foram 1.499 vítimas nos três primeiros meses do ano. São quase 17 queixas por dia. Um dos golpes mais comuns na capital baiana é o da falsa promoção. A vítima recebe uma mensagem de texto no celular, anunciando um prêmio. Para receber, a pessoa deve ligar para determinado número.

A conversa termina com um pedido de transferência bancária. “Parabéns, seu número foi premiado”, diz a mensagem de texto. No telefone, o golpista orienta os passos da vítima.

– Vocês vão ganhar um lindo automóvel e uma continha no valor de 30 mil reais, ok?

– Tá na frente do caixa eletrônico, não é isso?

– Primeiramente insira seu cartão. Aperte a opção transferência. Você não está transferindo nada. Você está recebendo a transferência de valores pela produção. No valor voce coloca 898,65…

As instituições de caridade também estão sendo usadas pelos golpistas. A Instituição Social Irmã Dulce informa que vários estelionatários estão usando o nome da instituição, com pedidos de doações de dinheiro para cerimônia de beatificação.

Fonte: Globo On line, Monitor de Fraudes

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.