Notícias

É preciso adequar canais de serviços bancários, avalia BC

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse que a expansão dos serviços bancários para todos os municípios brasileiros em 2010 “é uma grande conquista da nossa sociedade”, mas ainda falta adequar os canais de acesso às demandas específicas dos novos usuários.

“É fundamental que os produtos ofertados, principalmente para essa nova gama de clientes, sejam adequados à demanda e capacidade de utilização desse segmento”, disse Tombini, durante o III Fórum sobre Inclusão Financeira, que o BC promove até amanhã em Brasília.

O BC anunciou hoje que todos os municípios do país contam atualmente com pelo menos um ponto de atendimento à população. Tombini disse que a economia vivenciou nos últimos anos um importante avanço na inclusão financeira. Em 2002, 1165 municípios brasileiros não possuíam pontos de oferta de serviços bancários e em outros 2.240 possuíam dois pontos de atendimento.

Para o presidente do BC, os serviços bancários devem trazer benefícios ao cotidiano da população, “de forma simples e acessível”. “Que ajudem esses novos clientes a prosperar, seja na organização do seu orçamento familiar, seja nos seus negócios”, disse.

Tombini avaliou que as novas tecnologias “têm potencial” para revolucionar o acesso e a forma como se utiliza os serviços bancários.

Fonte: Murilo Rodrigues Alves e Luciana Otoni | Valor Economico

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.