Notícias

Deutsche é investigado nos EUA por transações com o Irã, diz jornal

Promotores federais e estaduais dos Estados Unidos estão investigando o Deutsche Bank e vários outros bancos com atuação global sob acusação de que bilhões de dólares foram transacionados para o Irã, Sudão e outros países sancionados. A notícia é do jornal “The New York Times”, que citou como fonte agentes reguladores sem indentificá-los.

A investigação do Deutsche Bank está num estágio inicial, segundo o jornal, e até agora não há suspeita de que o banco transacionou recursos de clientes iranianos por meio de sua subsidiária americana depois de 2008, segundo as fontes ouvidas pelo jornal. Até 2008, os bancos estrangeiros tinham uma brecha na legislação americana e eram autorizados a transferir dinheiro para o Irã por meio de suas unidades nos Estados Unidos.

Um porta-voz do Deutsche Bank não quis comentar a informação, mas observou que o banco alemão decidiu em 2007 “não se envolver em novos negócios com contrapartes em países como Irã, Síria, Sudão e Coreia do Norte e sair de negócios existentes, na medida do legalmente possível “.

O embate recente entre o regulador bancário de Nova York e autoridades federais sobre como lidar com o caso semelhante do britânico Standard Chartered, porém, pode complicar as investigações, segundo o jornal. Os procuradores americanos temem que a liquidação da investigação do regulador de Nova York, Benjamin M. Lawsky, com o Standard Chartered com uma multa de US$ 340 milhões envie uma mensagem para os bancos internacionais que os reguladores e autoridades americanas são descoordenados e dilacerados por divisões.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/2794520/deutsche-e-investigado-nos-eua-por-transacoes-com-o-ira-diz-jornal#ixzz242l9CEiR

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.