Notícias

CVM multa presidente da Abrasca por remuneração excessiva

O presidente da Associação Brasileira das Companhias Abertas, Alfried Plöger, e outros quatro conselheiros e acionistas controladores da Companhia Melhoramentos de São Paulo foram condenados pelo colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a pagar R$ 4 milhões em multa, em dois processos administrativos sancionadores (PAS).

Em um primeiro processo, instaurado em 2016, Plöger, Paulo Renato Ferreira Velloso, Walter Wieszflog e Ingo Plöger foram acusados de receber, entre 2010 e 2014, remuneração em montante superior ao autorizado em assembleia e contrariamente aos critérios legais.

Em 2017, um novo PAS acusou os quatro e mais Alfredo Weiszflog de receberem, entre 2015 e 2017, remuneração com valores excessivos, fora das práticas de mercado e contrariamente aos interesses sociais, em desacordo com os critérios legais.

O julgamento aconteceu nesta terça-feira, 11. Eles têm direito a recorrer ao Conselho de Recursos de Sistema Financeiro Nacional.

Fonte: https://economia.estadao.com.br/noticias/governanca,cvm-multa-presidente-da-abrasca-por-remuneracao-excessiva,70002642403

marcos

Professor, Embaixador e Comendador MSc. Marcos Assi, CCO, CRISC, ISFS – Sócio-Diretor da MASSI Consultoria e Treinamento Ltda – especializada em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Controles Internos, Mapeamento de processos, Segurança da Informação e Auditoria Interna. Empresa especializada no atendimento de Cooperativas de Crédito e habilitado pelo SESCOOP no Brasil todo para consultoria e Treinamento. Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certified Compliance Officer – CCO pelo GAFM, Certified in Risk and Information Systems Control – CRISC pelo ISACA e Information Security Foundation – ISFS pelo EXIN.